O poodle é um cão com argumentos irresistíveis. Para começar, a raça não provoca alergias. Reações oriundas dos cães se devem, em maior parte, à ação da proteína Can F1, presente na saliva.
E o poodle tem a menor concentração desse agente entre os cães. Não quer a casa cheia de pelos? Eis uma das raças que menos os solta. A exigência de escovação diária é só para impedir a formação de nós entre os cachinhos do poodle. Sem tempo para adestrar? Adivinhe: esse é o segundo cão mais inteligente do mundo, atrás apenas do border collie.
Não quer sofrer quando ele se for? O poodle não chega a ser imortal, mas está entre os cães com maior expectativa de vida – cerca de 14 anos, em média. Além disso, ele é dócil, obediente e simpático. Embora carregue a pecha de “cachorro de enfeite”, o poodle surgiu para pegar pesado no trabalho. Sua função era buscar as caças que caíam nos rios (o que faz dele um retriever). Até aquele penteado espalhafatoso, com pouco pelo nas patas e bastante na cabeça e no peito, foi pensado para a labuta. Chamado de “tosa leão”, o corte diminui o atrito com a água e protege as áreas vitais.
Fonte
https://super.abril.com.br/ciencia/as-20-racas-de-cachorro-mais-queridas-do-brasil/